Colônia, um festival de atrações (parte I)

Colônia, ou Köln, como é chamada em alemão, é a quarta maior cidade da Alemanha e uma das mais antigas. Ela faz parte do estado de Nordrhein-Westfalen (ou Renânia do Norte-Vestfália, em português) e é o centro cultural e histórico da maior região do país.

A cidade foi batizada há dois mil anos pelos romanos, como Colônia Agripinense e tem muito mais história para contar do que aquilo que nós normalmente aprendemos na escola sobre a Alemanha. Foi aqui que, no século XVIII, inventaram a tão conhecida Água de Colônia.

10714110_489402617868298_2937030459981121909_o
Der Kölner Dom

“Der Kölner Dom (ou simplesmente, a Catedral de Colônia), é a construção mais famosa e demorou séculos para ser concluída. Na época da 2ª Guerra Mundial, foi amplamente bombardeada, assim como todo o resto da cidade. Embora sua estrutura tenha resistido às bombas dos Aliados, mantendo a Catedral “intacta”, o restante eram só escombros. Hoje a cidade está completamente reconstruída, cheia de vida e é uma das mais prósperas do país.

Existem diversas maneiras de se chegar aqui, tais como: carro, trens, avião e até por via marítima. Há também várias linhas de trens internacionais, onde é possível chegar direto de Paris, por exemplo.  Como dizem os habitantes: é só seguir as margens do rio Reno.

A principal atração turística da cidade com certeza é a Catedral de Colônia. Suas torres têm 157 metros de altura e são as segundas maiores da Europa, perdendo somente para Ulm, também na Alemanha. É nela que estão guardados os restos mortais dos Três Reis Magos e por conta disso, Colônia atrai peregrinos e turistas desde a Idade Média.

A visitação é gratuita, com opção de visita guiada e claro, paga. A maioria das visitas guiadas são em inglês e alemão, porém dependendo do horário tem até em português/espanhol. É possível apreciar a bela vista da cidade lá do alto das torres, basta pagar 3€ e subir os 527 degraus, que eu juro a vocês que vale a pena, ainda mais se for em um dia de sol. A vista é muito bonita e dá para fazer muitas fotos legais, mesmo a escadaria dando uma desanimada no passeio.

Se você não faz o tipo atlético, tem alguma dificuldade de locomoção, não quer perder tempo ou simplesmente não quer subir esse monte de escadas, pode trocar a subida da Catedral por subir num prédio chamado Köln Triangle, que oferece uma vista, na minha opinião, melhor e mais bonita que a vista da DOM pelos mesmos 3€, sendo que aqui você sobe de elevador e depois anda uns míseros degraus até a vista panorâmica.

1979952_492608857547674_4732593383486268359_o
A cidade vista do alto

Famosa pela quantidade de museus, a cidade oferece opções para todos os gostos, de museu medieval à arte moderna. Vou destacar aqui os mais conhecidos:

  1. NS-Dokumentationszentrum: É uma antiga prisão da Gestapo e te faz mergulhar dentro de um cenário de Segunda Guerra Mundial.
  2. Wallraf-Richartz-Museum: Museu de Arte da época medieval.
  3. Museum Ludwig: Praticamente ao lado da Catedral de Colônia, este museu tem um pouco de tudo e possui diversas obras de arte.
  4. Römisch-Germanisches Museum (Museu Romano-Germânico): Fica ao lado da Catedral. Lá tem objetos achados à época em que os romanos ainda habitavam a cidade.
  5. Farina Haus: O museu do perfume da Água de Colônia, o perfume mais antigo do mundo. Esse museu é pago e a visitação é guiada, além do que, é necessário reservar com certa antecedência. Mesmo assim, é possível encontrar várias lojas da marca próximo a DOM e arredores.
  6. Schokoladenmuseum (Museu do Chocolate) da Lindt: Eu achei um dos menos interessantes e mais caros, mas não podia deixar de dar destaque. Está localizado no centro e próximo ao rio Reno, ele conta a história do chocolate Lindt, como é fabricado e tem uma degustação no final, além de uma loja cheia de chocolates deliciosos esperando para serem comprados. O preço do chocolate no museu é mais barato que nas lojas e alguns supermercados, porém você ainda pode pegar um trem até Aachen, que demora cerca de 50 minutos e ir à fábrica da Lindt comprar os mesmos chocolates por um preço ainda menor.
dsc03873-2
Centro de Colônia

Ainda é possível ver partes do muro que cercava a cidade na Idade Média (não é muito, mas é bem interessante). É só andar por uma avenida chamada Ring, onde também tem uma quantidade boa de bares e casas noturnas e voilà, pedaços do muro que envolvia a cidade.

Caso você tenha uns bons dias em Colônia, sugiro incluir no seu roteiro a antiga capital alemã, Bonn, em um bate-volta (falarei desta cidade em outro post), bem como castelos e diversos vilarejos que circundam essa histórica cidade.

Para se locomover pela cidade, é simples e fácil. É no centro onde estão a maioria dos pontos turísticos (Innenstadt), o que torna possível se locomover a pé. Ainda no centro, é possível parar umas horas para fazer compras, em lojas como a Karstadt, galeria Kaufhof ou Primark. Esta última, é uma loja de departamentos bem acessível, eu saí de lá com umas três sacolas.

Mesmo assim, para quem quiser explorar mais ou simplesmente quiser utilizar o sistema de transporte, pode baixar no celular o aplicativo da kvb-koeln ou acessar o site: www.kvb-koeln.de. Lá tem todas as informações necessárias, como valor dos tickets diários, unitários etc.

 

Anúncios

31 comentários sobre “Colônia, um festival de atrações (parte I)

  1. Silvia Schuler

    Muito bom conhecer cidades lindas e que, além de nos ensinar sobre sua história, nos traz a sensação feliz de passear por vários tipos de lugares, como chocolateria, museus, trilhas povo etc.
    Gostei muito!!!
    Quero conhecer de perto.

    Curtir

  2. Que delicia de lugar, fiquei totalmente encantada, não sabia que foi lá que inventaram a Agua de colonia, muito interessante, e adorei saber que os restos dos reis magos, e mais ainda, que durante a guerra a catedral permaneceu intacta…Amooo historias de lugares lindos…ameiii seu post..beijao

    Curtir

  3. anacris19

    Oi, Anne!

    Então você também sabe um pouquinho sobre descrever viagens, hein?! Hehe

    Gostei muito do seu jeito objetivo de escrever, eu sempre quis conhecer a Alemanha e vou matar um pouquinho dessa vontade por aqui!

    😘

    Curtir

  4. Uma das coisas que quero fazer é viajar, principalmente para pontos históricos e Cidades européias têm destaque, saber coisas sobre é elas é muito legal! Amei! Não fazia ideia sobre a origem da água de colônia e nem dos Três Reis Magos, parabéns pelo post

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s