11 motivos para conhecer a EsLOVEnia

© CE/EC Flag of Slovenia 6/12/2003

Eslovênia é um pequeno país banhado pelo mar Adriático, no Leste Europeu, bem próximo a Itália. Sua capital se chama Ljubljana e o país já fez parte da antiga Iugoslávia, porém hoje faz parte da União Europeia e adota o euro como moeda oficial. O idioma oficial é o esloveno e, mesmo para um país pequeno, existe cerca de 40 dialetos por aqui, mas fique tranquilo, pois mais de 70% da população fala muito bem o inglês.

Com mais de 60% do seu território recoberto por montanhas, lagos, rios, cachoeiras, cavernas e alpes (os alpes Julianos), a Eslovênia é um dos maiores tesouros europeus, em termos de natureza bem protegida e paisagens exuberantes.

Você deve estar se perguntando: Por que Eslovênia? Por que LOVE? O que tem para fazer neste lugar? Pois bem, lhe darei não 10, mas 11 bons motivos para você querer arrumar as malas agora e ir para lá.

  1. Lake Bled
bled
Lago Bled

É um dos pontos turísticos mais famosos da Eslovênia e simplesmente um dos lagos mais bonitos que você verá na vida, não só pela cor da água, mas por todo o conjunto que forma a paisagem. Lá, o viajante pode alugar caiaques, canoas, barquinhos, SUP e afins ou simplesmente ficar apreciando a vista. No alto da colina, você encontrará o Castelo de Bled, que só tem acesso pelo lago (dá para ir de barco ou remando) e dentro dentre tem MUITAS escadas.

  1. Lago Bohinj
bohinj
Lago Bohinj

Este é o maior dos lagos da Eslovênia e um dos únicos onde a água não é verde e sim totalmente transparente nas margens. A água só adquire uma cor mais escura quando chega na parte mais profunda do lago, mas não é por sujeira ou algo do tipo e sim por compostos orgânicos lá precipitados. Aproveite para se deliciar com um dos vários sabores de sorvetes que eles oferecem e para passear às margens do lago, apreciando as montanhas e, caso tenha sorte, algumas pessoas praticando rapel.

  1. Cachoeira Savica

cachoeira.jpg

Próxima ao lago Bohinj (que fica a 30min de carro do Bled), você encontrará uma trilha íngreme, então se prepare para subir e subir bastante. A subida pode até ser bastante cansativa, mas é só olhar para os lados que a disposição aumenta e, ao chegar na cachoeira, você verá que realmente valeu a pena.

  1. Trilha de Vintgar Gorge
DCIM100GOPROGOPR0827.
Vintgar Gorge

Próxima ao Lago Bled, a Vintgar Gorge fica em um cânion com águas verdes cristalinas. A entrada custa 2€ e você pode ficar basicamente o tempo que quiser, até a hora de fechar. O caminho a ser percorrido é de 1,6km, em sua maioria por passarelas de madeira e trilha com terra batida. O caminho foi construído dessa forma, para evitar falsos atalhos e poder preservar ao máximo a natureza, com o mínimo de interferência. Você irá passar por paredões e algumas vezes o caminho pode se tornar mais estreito, porém o nível da trilha é fácil e sem nenhuma dificuldade como escalaminhada ou locais muito íngremes. É ideal para passeios em família e até mesmo para mochileiros mais experientes, pois é um local para se deslumbrar e tirar muitas fotos bonitas.

  1. Castelos
20150820_185154-2
Postojna castle

A Eslovênia é rica em história e cheia de castelos por todo o seu território. Os mais famosos são: o Castelo de Bled, que fica no Lago Bled; o Castelo de Predjama, que fica no complexo de cavernas de Postojna e o castelo de Celje. O Castelo de Predjama, em especial, é muito famoso por ser um dos únicos castelos construídos na entrada de uma caverna.

DCIM100GOPROGOPR0771.
Bled island
  1. Caverna de Postojna

postojna

Cerca de 10km da cidade de Koper, esse complexo de cavernas abriga a mais extensa das cavernas da Eslovênia. É possível comprar tickets pelo valor de €22.90 e fazer um tour pela caverna, de trenzinho e a pé. O passeio dura cerca de 90 minutos e a temperatura média dentro da caverna gira em torno de 5 a 10 graus Celsius.

  1. RioSoča

Com 136km de extensão, este rio cruza todo o país, de norte a sul e deságua no mar Adriático. Pelo fato de a Eslovênia ter um território rodeado por montanhas, uma das principais atividades por aqui, no verão, são rafting e caiaque. Ainda na estrada, é possível avistar uma das gargantas do rio, que fica bem próxima da vila Soča, cerca de 10 km de Bovec. Nesta parte, é possível estacionar o carro e ir fazer uma pequena trilha.

  1. Tolmin Gorges

Essa é a parte mais baixa do Parque Nacional do Triglav e também onde tem mais uma trilha a beira do Rio Soča. Na entrada do parque, eles fornecem um mapa com os principais pontos para visitar. Nesta trilha, caminhamos pela floresta, subimos pedras e ao final, fomos privilegiados com a paisagem de um cânion profundo, uma das maiores e mais famosas belezas naturais da Eslovênia.

  1. Lá é barato!

20150819_133835-2

Como a maioria dos países do leste europeu, a Eslovênia é barata. A comida é mais barata, os hotéis/hostels, os passeios, as entradas dos parques, o transporte… enfim. A Eslovênia é a Suíça europeia que cabe no nosso bolso.

  1. Comida boa

comida

Por estar muito próxima a Itália, a culinária eslovena recebeu influência italiana em sua culinária, então é natural você encontrar boas pizzas e massas por lá. A gastronomia eslovena (que eu nunca havia ouvido falar até então) é bem diversificada, o que você encontrar em Bovec, não necessariamente encontrará na capital, Ljubljana.

  1. 100% da água é potável

vintgarNão tenha medo de abrir a torneira da pia para encher sua garrafinha e tomar água de conchinha.

Mas Anne, por que você não colocou a capital Ljubljana nos teus motivos, visto que ela também é linda?
Eu respondo… porque tem tantas coisas tão absurdamente mais lindas nesse país que a capital não está entre os principais motivos que me tiraram o fôlego.

DCIM100GOPROGOPR0744.

Anúncios

244 comentários sobre “11 motivos para conhecer a EsLOVEnia

  1. Cada vez que entro no seu blog tenho mais vontade ainda de viajar o mundo todo! Quero muito continuar vendo os seus posts de viagens, você compartilha coisas incríveis! Adorei a comparação por sr a Suíça barata ahah Esse Lago Bled é maravilhoso! e adorei saber que a água é realmente linda

    Curtir

    1. O preço de quase tudo no Brasil aumentou assustadoramente… infelizmente o país está vivendo uma crise muito forte, mas creio que em alguns anos os preços voltem ao normal.
      Já na Eslovênia, é tudo mais barato, mesmo se converter. E é de uma preservação da natureza esse país que fiquei encantada.
      Beijos

      Curtir

  2. Gente, fiquei apaixonada! Eu tinha ouvido bem pouca coisa sobre a Eslovênia e agora me deu uma vontade enorme de conhecer! Infelizmente ainda não pude viajar para a Europa, mas quando eu fizer eu vou querer visitar o país, certamente!
    Parabéns pelo seu blog e por nos fazer viajar através das suas palavras!

    Curtir

  3. Mas gente que lugar lindo. Sério, eu num lugar desses iria está logo montada na Lagertha toda viking da vida para uma sessão de fotos bem nórdica, hahahaha. As águas cristalinas são um charme né? Fiquei curiosa pela caverna, só em ter essa sensação de claustrofobia me bata uma vontade bem loca. Amei as fotos, beijos.

    Curtir

    1. Queria muuuito ver sua sessões de foto na Eslovênia, ia ficar show!
      As águas são um charme mesmo e trariam muita vivacidade às fotos. Agora já estou imaginando hahah
      A caverna é sensacional!! Valeu a pena cada euro.
      Muito obrigada!!
      Beijos

      Curtir

  4. Linda a vista que lugar encantador. Ótimo lugar para sair do mundo agitado,entrar no mundo mágico. Este castelo que fica no complexo de cavernas de Postojna parece sonho, é onde eu queria conhecer. Eu amo esse tipo de arquitetura parece mesmo mágico.

    Curtir

  5. Giovana Soares

    Oii, tudo bem?
    Lá parece ser maravilhoso!
    O meu sonho é viajar pelo mundo e conhecer lugares diferentes, e pode ter certeza que depois do seu post a Eslovenia esta na minha listinha. Eu adorei esses rios e castelos, vou querer tirar muitas fotos kk.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s