10 dicas do que fazer em Edimburgo

Capa Uhr TripBruta
Relógio na Princes Street Gardens, em Edimburgo

Edimburgo não é só mais uma cidade no Reino Unido, ela é dessas cidades pelas quais é impossível não se apaixonar. Os escoceses fazem questão de manter vivas as suas tradições, não importa quantos séculos se passem.

Cidade das Artes e Literatura, a capital da Escócia é considerada a quarta cidade mais linda do mundo e recebe diversos festivais durante o ano, sendo o festival de Ano Novo, o mais famoso deles. Devido a seus históricos monumentos, parques imensos próximos a locais de grande movimento e pubs espalhados por toda a cidade, Edimburgo é a verdadeira mistura entre o velho e o novo, o rural e o urbano.

Edimburgo é para todos. Desde os apaixonados por natureza e ecoturismo, amantes de história e literatura, apreciadores de boas músicas, comidas e até entendedores (ou não) de whisky.

Aqui vou dar 10 dicas do que fazer em Edimburgo e mostrar um pouco do porquê de essa cidade ser tão apaixonante.           

  1. Visitar o Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo - TripBruta
Vista de frente do Castelo de Edimburgo assim que o sol nasceu

Além de ser um dos castelos mais famosos de toda a Europa, ele é um dos principais cartões postais da cidade. A visita ao Castelo é paga e ele é uma das atrações mais procuradas na Escócia, o que o faz praticamente uma parada obrigatória.

Lá de cima, é possível ter uma bela vista da cidade e visitar museus, como o Museu Memorial de Guerra da Escócia. A parte mais antiga do Castelo, é também a minha favorita. Lá está a Capela de Santa Margarida, a construção mais antiga de Edimburgo (século XII).

Minha dica é ver o nascer do sol em frente ao castelo e aproveitar que ainda não terá tantos turistas para poder tirar muitas fotos. Da última vez que fui, tirei uma foto onde aparecia o nascer do sol de um lado e a lua se pondo do outro.

  1. Fingir ser o Mel Gibson, em Coração Valente
William Wallace - Edimburgo
Freedom!

A atração principal é certamente o Castelo, mas toda a fortaleza é maravilhosa. Chegue lá e grite: “Freedom!”, igual ao William Wallace. Se você der sorte, ainda pode encontrar alguém vestido como no filme.

  1. Se deliciar com a culinária escocesa
Haggis Edimburgo 2
Haggis

O prato mais famoso de todo o Reino Unido é, sem dúvidas, o famoso Fish & Chips, que na Escócia é de ótima qualidade (por algum motivo eu não gostei deste prato em Londres, achei muito oleoso). No entanto, o prato mais famoso por aqui é o tradicionalíssimo Haggis, que nada mais é do que um preparado com miúdos de carneiro e especiarias. Em locais mais modernos, ele é servido com purê de batatas ou nabos.

  1. Ver os escoceses de kilt e ouvir o som das gaitas de fole nas ruas
Kilt TripBruta
Crianças tocando gaita de fole na sua, usando a roupa típica escocesa

Nos locais mais movimentados da cidade, tem sempre alguém vestido de kilt (o famoso saiote escocês) tocando gaita de fole. Muitas vezes tem alguém tocando e outras pessoas em volta dançando.

  1. Visitar monumentos religiosos
Santo Egídio Edimburgo
Catedral de Santo Egídio

Se tem uma coisa que Edimburgo tem aos montes (além de pontes), são capelas, catedrais e igrejas. A Catedral de Santo Egídio (St. Giles), uma das mais antigas catedrais da cidade (ano de 1120), é considerada berço do presbiterianismo e foi lá que John Knox, pai da reforma protestante na Escócia, ministrou vários cultos. Aqui também existe um brasão inglês que é odiado pelo povo escocês e muitos deles por ali e cospem nele (literalmente).

Escondida em meio às árvores, encontra-se a igreja de São Cuthbert, local no qual a escritora Agatha Christie se casou, em 1930. Lá dentro também tem vitrais lindos que representam o caminho de David até matar Golias.

  1. Andar sem destino pela Old Town
Old Town Edimburgo TripBruta
Old Town de Edimburgo

A Old Town, ou Cidade Velha, é aquela parte da cidade com um ar mais medieval e é ali que fica o imponente Castelo de Edimburgo. Ao se permitir caminhar, apenas observando a bela paisagem e sem mapas ou celulares bloqueando sua visão, você irá sentir que está em um filme medieval, pois as ruas por aqui são estreitas e sem tanta iluminação, dando aquele ar misterioso, como nos filmes.

  1. Visitar os pubs da cidade
Pubs Scotland
Variedade de bebidas alcoólicas nos pubs de Edimburgo

Assim como todo o Reino Unido, a Escócia é cheia de pubs e não dá para ir ao país e não visitar nenhum. Edimburgo é conhecida por sua intensa cultura de pubs, com diversas opções para todos os gostos e bolsos. Aqui tem desde pubs tradicionais repletos de opções de cervejas artesanais, até pubs com drinks internacionalmente conhecidos. Os pubs mais frequentados pelos turistas são aqueles onde é possível degustar os famosos whiskies escoceses.

A Royal Mile é uma rua que se estende do Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse e é considerada o coração da cidade. Lá é que estão os pubs mais badalados e famosos de toda a Escócia, além de alguns dos melhores restaurantes.

  1. Conhecer o Palácio de Holyroodhouse passear pelo Holyrood Park 
Arthur's Seat, in Holyrood Park TripBruta
Arthur’s Seat, no Holyrood Park

O Palácio de Holyroodhouse é onde a Rainha Elizabeth II fica hospedada no verão. Ele encontra-se no final da Royal Mile e, quando a rainha não está por lá, é possível conhecer a Casa Real. O jardim é bem bonito e por dentro, além de muito charmoso e confortável, é enorme.

Adjacente ao Palácio, está o Holyrood Park. Em seu ponto mais alto, fica o vulcão adormecido Arthur’s Seat, que dá para ser visto da residência de verão da rainha. O local que ficou conhecido por ter sido o lar da rainha Maria da Escócia, tem pontos históricos e inúmeras ruínas e, pelo fato de estar a 251 metros acima do nível do mar, ele proporciona uma das mais belas vistas da cidade.

  1. Ver paisagens únicas de trem
TripBruta Edimburgo
Ovelhas pastando nas terras escocesas

O melhor jeito de se chegar até a capital da Escócia (ou adjacências), é de trem. A paisagem escocesa é surreal, uma das paisagens mais belas que já vi. Dependendo da época do ano, você verá campos nevados e flocos de neve espalhados por toda a parte e, se vier fora da temporada de inverno, verá campos verdejantes, cheios de plantações de lavandas e muitas ovelhas pastando.

  1. Conhecer o famoso Calton Hill
Calton Hill TripBruta
Calton Hill e sua vista privilegiada

Este é outro lugar incrível, cheio de recantos que nos ajudarão a entender por que ele é chamado de Atenas do Norte. O monumento é uma réplica do Parthenon, inacabado. O local onde ele se encontra, também tem uma das vistas mais privilegiadas da cidade, principalmente para quem não for subir o Holyrood Park.

 

Bônus:

Mais 6 lugares para se visitar em Edimburgo (e que são de graça!)

  1. Conheça o Museu Nacional da Escócia;
  2. Visite a Galeria Nacional de Arte (entrada grátis para o acervo permanente);
  3. Passeie pelo Royal Botanic Garden (Jardim Botânico);
  4. Conheça a Galeria Nacional de Retratos e veja os retratos dos mais famosos e ilustres escoceses (e de alguns criminosos também);
  5. Faça um tour grátis pelo Parlamento Escocês;
  6. Visite o túmulo do Voldemort (Thomas Riddell);

 

Publicado por

Anne Schuler - TripBruta

Sou uma pessoa que ama viajar, escrever e conhecer novas culturas. Procuro sempre levar pouco na mala e muito no coração. Minha meta? Conhecer cada canto do mundo e, se possível, fora dele também.

95 comentários em “10 dicas do que fazer em Edimburgo”

  1. A minha alma viajou!
    Nunca viajei para a Escócia, mas algumas cidades Inglesas conheço e gosto imenso de todo aquele clima que lembra as histórias dos contos de fadas. Devo ter sido celta noutra vida, por essas paragens… 🙂

    Beijinhos
    (Rosa Rosa)

    Curtir

  2. Sou apaixonada pela arquitetura Europeia, e claro que as fotos que vc postou me deixaram encantada e é mais um lugar que entrou para a minha lista de visita rs Preciso ficar rica para ir em todos rsrs

    Curtir

  3. A dificuldade está em pegar um avião (medo,risos), pois opções do que fazer lá eu já sei, graças a você e obrigado por proporcionar essa vontade em um dia quem sabe, conhecer essa bela cidade, já cheguei perto (França)

    Beijos
    Rafael

    Curtir

  4. Olá!
    Amei seu post! Não sabia desses lugares maravilhosos e lindos em Edimburgo.
    Que relógio maravilhoso!
    Achei lindo o castelo e monumentos religiosos, e adorei também as dicas bônus.
    As imagens estão perfeitas!
    Beijos!

    Curtir

  5. Olá!
    Fiquei apaixonadissima! Não desfazendo dos outros continentes, claro, mas aqui na Europa temos imenso património lindissimo e tanta história para conhecer e oferecer… Ver essas fotos e ler os seus posts parece que me faz viajar mesmo, pensar em mim nesses sítios, o que será muito dificil, dada a minha fobia de andar de avião. Mas um dia será possível ❤
    Gostei muito do post! Beijos

    Curtir

  6. QUE LUGAR LINDO!! Sério, eu realmente não sabia como Edimburgo é lindo. As alternativas turísticas são maravilhosas, morri de vontade de conhecer o castelo, confesso que a culinária me deixa um pouco com o pé atrás, nada que tire a peculiaridade do local. Adorei seu post, amando seu trabalho no blog. Um grande abraço!

    Curtir

  7. Estou apaixonado por Edimburgo, começando pelo Castelo. Aliás, quero ver essa foto que você tirou, viu? Já sobre a culinária, deixa eu te contar, olhando essa foto que você colocou na postagem, não gostei. Acho tão incrível o quanto eles espalham a cultura deles, já quero conhecer os festivais. A Old Town me encantou muito, devido ao ar medieval. E desejo muito ver uma paisagem linda de trem, seria meu sonho. E que vista maravilhosa do Calton Hill! Você fala sério sobre o túmulo do Voldemort? Não esperava por essa, sério! Conte-me mais!

    Curtir

    1. Posso te enviar a foto do castelo, se quiser. É tao lindo quanto na foto (ou mais). Quanto ao prato típico, entao… ele nao parece muito apetitoso olhando assim, mas prometo que é bom hahah tem uma cara esquisitinha, mas o gosto é bom.
      Lá tem tanto festival que se voce escolher uma data ao vento para ir, é capaz de ter festival de alguma coisa.
      Falo seriíssimo sobre o túmulo. Existiu uma pessoa chamada Thomas Riddell e o pessoal vive lá por perto do túmulo dele acusando-o de ser Voldemort. a família já reclamou e tudo.

      Curtir

Deixe um comentário