Top 10 lugares fantásticos na Romênia

7. Danube delta
Fonte: romaniatourism.com

A Romênia é um país riquíssimo em cultura e paisagens de tirar o fôlego, além de ser recheado de belos castelos e fortalezas medievais.

O meu Top 10 vem da minha experiência ao ter chegado no aeroporto de Sibiu, segunda maior cidade da Romênia, ter alugado um carro e “andado sem rumo” por aí, durante alguns dias. E se tem uma coisa que me surpreendeu neste país, além da incontável quantidade de ovelhas, foram suas belíssimas paisagens, naturais ou construídas pelas mãos do ser humano, altamente preservadas e ricas, histórica e culturalmente.

10. Castelo de Bran

10. Bran Castle
O imponente Castelo do Conde Drácula

O Castelo de Bran, mais conhecido como o Castelo do conde Drácula, está em décimo lugar na minha lista porque eu tinha uma enorme expectativa sobre ele e, mesmo indo conhece-lo no dia de Halloween, fiquei bem decepcionada. Não que ele não seja bonito ou imponente, mas imaginava algo mais grandioso, com um museu melhor estruturado e contando um pouco mais de história.

9. Brașov

DCIM101GOPROGOPR1353.
Brasov ao amanhecer

Apelidada carinhosamente por mim de Brafog, essa cidade no centro da Romênia possui tudo, desde a dinâmica vida moderna ao charme do velho mundo, além de parecer estar submersa em névoa a cada por e nascer do sol. Rodeada pelos Montes Cárpatos, ela abriga instalações de esqui e patinação no gelo.

Um dos seus pontos turísticos mais interessantes é a igreja preta, uma catedral gótica, que tem esse nome por conta da fumaça de um incêndio enorme que ocorreu no século XV e enegreceu as pedras.

*Os donos do hotel em que me hospedei, me ensinaram que se pronuncia “Brashov”.

8. Monastérios coloridos

8. Monastério Colorido TripBruta
The Painted Monasteries

Localizado a nordeste da Romênia, quase fronteira com a Moldávia, encontram-se os monastérios pintados, que não são bem pontos turísticos.

As paredes exteriores de alguns mosteiros foram pintadas de forma bem colorida nos séculos XV e XVI, afim de tornar as histórias da Bíblia disponíveis para todos os aldeões vizinhos. Hoje em dia, as igrejas são Patrimônio Mundial da UNESCO.

7. Delta do Danúbio

dunabe-delta
Delta do rio Danúbio

O poderoso e esplendoroso Rio Danúbio flui de suas nascentes na Floresta Negra (Alemanha) para o Mar Negro. Pouco antes de chegar ao mar, ele forma o segundo maior e mais preservado dos deltas da Europa, com rios, canais, pântanos e lagos. O Delta do Danúbio é um paraíso principalmente para os observadores de pássaros, pois concentra a maior quantidade de colônias de aves de todo o continente europeu.

Milhões de pelicanos brancos egípcios chegam aqui a cada primavera para criar seus filhotes, enquanto um número igual de gansos do Ártico procura escapar dos duros invernos. A melhor época para a observação de aves é desde o início da primavera até o final do verão. É possível ver diversas espécies de pássaros, peixes, raposas e lobos.

6. Castelo Corvin (ou Castelo de Hunedoara)

6. Corvin
Corvin Castle

Pensem em um castelo com cara de mal-assombrado, que fica em uma colina e ainda por cima não fica perto de absolutamente nada. Pois é este o Castelo de Corvin!

Saindo de Sibiu, a segunda maior cidade da Romênia e indo em direção ao Castelo, você passa por diversas paisagens rurais, mosteiros e até outros castelos para chegar neste, por volta de 1h30 depois. Mas não tem nada perto, nada mesmo. E a cidade é cheia de indústrias, não vale a visita.

5. A estrada Transfagaraşan

T
Umas das estradas mais desafiadoras do mundo. Fonte: losapos.com

A estrada montanhosa Transfagarasan é uma das estradas mais espetaculares do mundo. O Transfagarasan começa em Bascov, perto de Piteçti, segue o vale do rio Argea e depois de chegar ao ponto mais alto, desce a Cartisoara no vale de Olt, onde termina.

Sua altura máxima chega a 2134m e o trecho tem curvas muito acentuadas, tornando-se um bom desafio para os motoristas. A velocidade máxima não passa de 40km e se você é desses que gosta de aventura, sugiro conhecer essa estrada, de preferência no sentido sul-norte.

4. Cetatea Rupea

4. Citatel Rupea TripBruta (1)
Ruínas da Citatel Rupea

A Rupea Citadel é um dos mais antigos sítios arqueológicos da Romênia, contendo vestígios dos primeiros sinais de assentamentos humanos. Eu a achei por acaso, estava na estrada para Sighişoara quando, de repente, avisto uma fortaleza e claro, dei meia volta para ver do que se tratava.

Ela fica no alto de uma estrada e já foi o principal ponto de ligação entre Transilvânia, Moldávia e Valáquia e hoje encontra-se em ruínas muito bem preservadas.

3. Cheile Turzii

Cheile Turzii TripBruta
Cheile Turzii: trilhas e riachos escondidos

Uma reserva natural realmente maravilhosa e muito bem preservada. Aqui é possível fazer diversas trilhas e até mesmo rapel ou escalada. Fiz apenas duas porque no final da segunda já estava escurecendo.
O lugar parece que saiu daqueles filmes infantis, como Valente, com bosques vastos, encantados e muito verdes. E uma das melhores coisas: sem nenhum mosquito!

2. Cachoeira Bigar

2. Bigar Waterfall - Romania 18
Uma surpresa perto da estrada

A pequena cachoeira arredondada de Bigar é um dos lugares mais lindos da Romênia. São incontáveis fluxos de água que caem através do belo tapete verde de musgo, presente na grande pedra.

É o tipo de ponto turístico que tem uma beleza sobrenatural, onde somente pelas fotos, você duvida que aquele lugar seja real. E eu garanto que é.

1. Castelo de Peleş

1. Castle Peles
O Castelo mais bonito da Europa

Ao pé das montanhas Bucegi, está o castelo considerado hoje como o mais bonito de toda a Europa. Com seus 160 quartos e muito luxo no interior, o Castelo de Peles é relativamente recente (1873 e 1914) e tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados de toda a Romênia.

Cada sala do castelo tem um ambiente e estilo diferentes, que datam de tempos mais remotos. É incrível a quantidade de lustres e vitrais alemães que existem neste lugar. A duração do tour no castelo dura em torno de 1h e não é permitido tirar fotos dentro do local.

*BÔNUS:

Reserva dos Gigantes Carvalhos Anciãos

DCIM101GOPROGOPR1181.
Eu estou abraçando a árvore

Próximo ao Castelo de Peles, a reserva é cheia de trilhas de diferentes níveis de dificuldade e a paisagem é incrível, não importa o trecho que você escolha.

Hotel Transilvania

Bonus Hotel Transylvania TripBruta
Hotel Transilvania

Sim, esse hotel realmente existe! A diária custa em torno de R$52 em baixa temporada e é um ótimo lugar para se hospedar, ainda mais se você assistiu aos filmes.

Ovelhas

Bonus 2. ovelhas
Elas estão realmente por toda a parte

E então, o que acharam do meu Top 10?

Anúncios

118 comentários sobre “Top 10 lugares fantásticos na Romênia

  1. Ainda estou de boca aberta aqui! Meu deus, que lugares LINDOS!! As fotos parecem pinturas, paisagens que só existem em filmes e na nossa imaginação. Tô apaixonada por essa cachoeira e pelos castelos, pelas belezas naturais… por tudo.

    Lindo post!
    Beijos!

    Curtir

  2. Retipatia

    Gente, que incrível! Eu sei que o castelo do Drácula ficou lá em último lugar, mas pela foto parece incrível! Tô impressionada com a quantidade de lugares incríveis, o país parece inteiramente lindo!
    Os castelos são perfeitos, mas as paisagens naturais não ficaram atrás e, por incrível que pareça, fiquei com mais vontade de vê-las do que os castelos! ehehe
    Ah, e quero ir no Hotel Transilvâniaaaa ahahah! ❤ ❤
    xoxo

    Curtir

    1. Re, que booom que voce gostou!! 😀
      A Romenia é tao linda que nem sei dizer… e sinto que ainda tem lugares fantásticos para conhecer por lá.
      O Castelo do Drácula é menor do que eu supunha e mais modesto por dentro, mas ele só ficou em último porque todas as outras coisas me deixaram de boca aberta mesmo hahah
      Bjss

      Curtido por 1 pessoa

  3. O Romênia é um lugar encantador, e eu ainda quero muito conhecer. Ainda não conhecia nenhum desses lugares que você citou, mas meus favoritos foram os castelos (como amo <3) e a reserva Cheile Turzii, pois estar em contato com a natureza é uma das sensações mais mágicas pra mim

    Curtir

  4. O mundo é repleto de lugares incríveis e, graças a internet, a gente pode ver fotos maravilhosas e recomendações de lugares como este que, em minhas listas pelo menos, dificilmente seriam visitados por pessoas comuns ou que não tenham interesse histórico em desbravar esse planeta.
    A Romênia parece ser um lugar encantador, assim como muitos outros 🙂

    blog vestidinho jeans

    Curtir

  5. Andreza

    Nossa fiquei impressionada com todos os lugares que você mostrou, tudo muito lindo e conservado.
    Fiquri admirada pela cachoeira bigar e castelo corvin. Amei conhecer a Roménia através de você.
    Bjos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s