Skopje, a cidade das estátuas

20160101_114753 2
Skopje, a cidade das estátuas

Skopje é a capital e maior cidade da FYROM (Former Yugoslavia Republic of Macedonia), ou “somente”, República da Macedônia. Esse nome confuso se dá porque a Grécia não aceitava a independência do país, caso usasse o nome Macedônia.

Segundo os gregos, a maior parte da antiga Macedônia estaria no atual território da Grécia e, por este motivo, o país capitaneou um acordo internacional para que o nome não fosse utilizado, caso a República da Macedônia quisesse sua autonomia reconhecida. Hoje em dia isso é bastante contestado e muitos países já utilizam apenas o nome Macedônia. Dentre outros tantos motivos, os gregos também não aceitam que Alexandre, o Grande, seja considerado da FYROM.

Apesar da cidade ter se desenvolvido rapidamente após a Segunda Guerra Mundial, continua sendo um dos lugares mais pobres da Europa e eu não esperava encontrar nada que me deixasse com um brilho nos olhos por lá. Ainda bem que me enganei. A capital da FYROM me pareceu o tipo de cidade que você visita despretensiosamente e sai de lá encantado com as luzes, a culinária, os preços de tudo, a história por trás de cada monumento.

Nós brasileiros não precisamos de visto para entrar, porém me revistaram com um ar de curiosidade. Não devem estar acostumados a ver brasileiros por esses lados.

cidade de skopje TripBruta
Centro da cidade de Skopje

Assim que desembarquei, peguei um transfer que deixava no centro da cidade, não muito longe do hotel. Ele custou 15 euros, mas depois me arrependi, porque os táxis para Skopje custavam cerca de 20 euros.

Mas cuidado, nem todos os taxistas são confiáveis. Os que o staff do hotel pediu foram super gentis e simpáticos, inclusive um deles até devolveu 10mdk (moeda da Macedônia) porque o valor deu mais baixo do que o que ele havia calculado, porém um que peguei nas ruas do centro da cidade, tive que discutir bem sério. Ele deu voltas sem precisar para poder cobrar mais e ainda quis cobrar valor indevido por duas mochilas, fazendo com que o staff do hotel intervisse.

Fiquei em um hotel maravilhoso, onde o staff da noite era bastante prestativo. Quando precisei sair 5h da manhã para pegar um ônibus para o Kosovo, ele havia deixado sanduíches de frango, água e frutas separadas para que eu pudesse ter algo para o café da manhã.

DCIM102GOPROGOPR2287.
Majestosa estátua de Alexandre, o Grande

Ao chegar no hotel, deixei minhas coisas e fui direto para o centro de Skopje, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Logo na entrada vejo um enorme arco e, ao olhar através dele, me deparo com a “Porta Macedônia”, a estátua de Alexandre, o Grande.

A estátua fica na praça da Macedônia, que é a principal praça da cidade. O monumento contém uma enorme estátua principal, rodeada de outras estátuas um pouco menores. Inclusive, o que mais tem nesta cidade são estátuas! De todas as formas e tamanhos.

20160101_113953
Lindas pontes que dão a museus e dezenas de estátuas

Logo mais à frente, encontra-se a principal ponte da cidade, a Ponte de Pedra e também as pontes: Eye bridge e Art bridge. Ao atravessá-las, poderá contemplar diversos museus. À noite, eles ficam particularmente mais belos, pois alguns exibem um show de luzes e iluminação.

DCIM102GOPROGOPR2264.
Fortaleza de Skopje

Outro ponto turístico bastante visitado na capital da República da Macedônia é a Fortaleza de Skopje. Ela está situada no ponto mais alto da cidade e tem vista para o rio Vardar. A fortaleza é retratada no brasão de Skopje, que por sua vez foi incorporado na bandeira da cidade.

skopje80
Cruz do Milênio

A Cruz do Milênio é um importante monumento de 66 metros de altura, situado no topo da montanha Vodno. Ela foi construída em comemoração aos 2000 anos de cristianismo no país e no mundo e é considerada a maior cruz existente. O local onde ela foi construída era conhecido no tempo do Império Otomano como Krstovar, que significa “lugar da cruz”.

20160101_140935
Museu Arqueológico da Macedônia

A cidade também é cheia de museus, tais como: Museu Macedônio de História Natural, Museu da cidade de Skopje, Museu de arte Contemporânea, Museu Arqueológico e o que mais gostei, Museu da luta Macedônia.

TripBruta
Museu e ponte durante o rigoroso inverno do leste europeu

A cidade parece um canteiro de obras e suas construções contrastam entre o moderno e o antigo. As novas construções, porém, parecem ser inspiradas nas arquiteturas romana, grega e francesa, dando um ar mais antigo à cidade.

pinterest
Aqueduto de Skopje – fonte: pinterest

O aqueduto de Skopje é também um sítio arqueológico, localizado na aldeia de Vizbegovo, a 2km de Skopje. Ele é o único aqueduto na Macedônia e um dos três maiores e mais bem preservados da ex-Iugoslávia.

DCIM102GOPROGOPR2304.
Igreja Ortodoxa de São Clemente

Os dois locais religiosos da República da Macedônia onde encontrei mais fiéis foram a Igreja Ortodoxa da Macedônia (Arcebispado de Ohrid) e a Mesquita de Mustafa Pasha, uma mesquita da era do Império Otomano, situada no velho bazar.

Skopje é uma cidade barata, mesmo se comparada às cidades dos países bálticos, que por si só já são bem mais em conta. Meus almoços não passaram de 10 euros e eu comia bem.

Em dois dias foi possível visitar praticamente todos os pontos turísticos da cidade, porém se você estiver interessado(a) em fazer compras no bazar turco, aconselho separar mais um dia para isso ou então encurtar as visitas aos museus, pois é possível passar o dia pechinchando (e lotar uma mala inteira).

Ohrid lake TripBruta
Lago Ohrid

De Skopje, também é possível estender o roteiro para visitar o lago Ohrid, que fica quase na Albânia e é bem bonito (saem passeios para lá todos os dias de manhã), o Kosovo e a Sérvia. Dica importante: visite primeiro a Sérvia e depois o Kosovo, pois se você tiver carimbos do Kosovo ao entrar na Sérvia, é quase certo que irão arrumar confusão, dizendo que você permaneceu no país sem o carimbo. Eles não reconhecem o Kosovo como independente, assim como o Brasil, então o Itamaraty não recomenda que brasileiros visitem o país, pois se houver alguma necessidade diplomática, não teremos apoio.

20160101_160616
Um brinde aos lugares surpreendentes que visitamos!
Anúncios

70 comentários sobre “Skopje, a cidade das estátuas

  1. Oiee

    Adoro o blog! Sempre com fotos e dicas de passeios incríveis.
    Tenho fascinação pela Grécia, um dos lugares que gostaria de um dia conhecer.
    As fotos ficaram maravilhosas, babei nelas. E amei conhecer um pouco mais da Grécia.

    bjs
    Fernanda

    Curtir

  2. mulherzinhassaa

    Eu vejo muitas fotos desse lugar e com certeza está na minha lista para visitar. É lindo demais e fora a arquitetura que me deixa de boca aberta rs
    Acho que o staff doos hoteis é muito importante nesse tipo de viagem, então quando eles ajudam assim faz toda a diferença.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s