Trilha do Santo Inácio

A trilha da Pedra do Santo Inácio está aberta o ano inteiro. Ela é relativamente curta, com uma distância total de aproximadamente 2000 metros e nível fácil de dificuldade.

O Morro Santo Inácio, situado no bairro de São Francisco é o terceiro mais alto da cidade de Niterói e o ponto mais culminante do Parque Municipal de Niterói (PARNIT), com seus 348 metros de altura.

Santo Inácio TripBruta

Cume da Pedra do Santo Inácio

Como chegar:

De carro: Chegando à pracinha de São Francisco, seguir a placa que indica a subida para o Parque da Cidade de Niterói. Se prepare, vai ser um subidão! O caminho é bem íngreme, o que vai indicar que estará na direção certa.

A pé: Subir andando pelo mesmo local dos carros ou subir parte do caminho pela trilha dos blocos, que se encontra do lado direito da calçada onde passam os carros depois de um pouco de subida íngreme.

Santo Inácio TripBruta

Início da Trilha

Ao chegar à Sede da Guarda Municipal Ambiental, estacione o carro e vá andando pela estrada Nossa Senhora de Loudres. Após 1km de caminhada, do lado esquerdo, encontrará o início da trilha para a Pedra do Santo Inácio.

Neste ponto começa uma caminhada leve e com poucos desvios altimétricos até o primeiro mirante. São aproximadamente 15 minutos caminhando e o primeiro mirante é voltado para a Baía de Guanabara. A partir daí, é só subir mais uns 100 metros para chegar ao cume.

A última parte tem uma escalaminhada, mas nada que não possa ser superado para quem está procurando por aventura. Mas, para quem tem medo ou não se sente apto para fazer esta escalaminhada, existe um caminho alternativo onde só é preciso caminhar. Para quem for subir, será recompensado com uma vista privilegiada de outros locais de Niterói onde há trilhas famosas, como o Morro das Andorinhas, Costão de Itacoatiara e Pedra do Elefante. Depois disso, já estará quase no cume.

Santo Inácio TripBruta

Recompensa: paz, calmaria e uma vista de tirar o fôlego!

No topo da Pedra do Santo Inácio é possível ter uma vista de 360° da cidade de Niterói, além de uma vista espetacular para a Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Cristo Redentor, Serra da Carioca e até da Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

E aí, ficou com vontade de conhecer?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s