Parque da Cidade de Niterói

O Parque da Cidade fica em uma reserva florestal, situada no bairro de São Francisco, no Morro da Viração, em Niterói. O ponto mais alto do local está a 270 metros do nível do mar e conta com a vista mais bonita da cidade, sendo o por do sol, o horário mais procurado por visitantes e moradores.

PArque da Cidade de Niterói TripBruta

Vista para a Região Oceânica de Niterói

O local possui dois mirantes, que são na verdade duas pistas voo livre. O primeiro, à esquerda (assim que se chega ao local), onde é possível admirar as praias da Região Oceânica de Niterói, bem como as lagoas de Piratininga e Itaipu, o novo túnel e alguns bairros da Região Oceânica. Além disso, é possível avistar trilhas famosas como o Morro das Andorinhas, Costão de Itacoatiara e Pedra do Elefante.

 

Parque da Cidade Niterói TripBruta (1)

Vista para a Baía de Guanabara e para a cidade do Rio de Janeiro

No segundo mirante, onde há também a entrada para a mais nova trilha de Niterói, Tupinambás, é possível ter uma ampla vista da Baía de Guanabara, dos bairros e praias dentro da Baía e um panorama incrível da cidade do Rio de Janeiro. É possível avistar o Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Cristo Redentor, Serra da Carioca e até da Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

A subida do Parque da Cidade de Niterói não é bem uma trilha, a não ser que você queira que ela seja. É possível subir a pé através da trilha dos Blocos e, posteriormente através da trilha que dá no Bosque dos Eucaliptos, que vai te levar até o final do ponto mais alto do Parque Nacional Municipal de Niterói (PARNIT), que é o Parque da Cidade.

Parque da Cidade Niterói TripBruta (4)

Essa vista fica do lado de fora da Galeria de fotos dos pássaros silvestres

Como chegar:

De carro: Chegando à pracinha de São Francisco, seguir a placa que indica a subida para o Parque da Cidade de Niterói. Se prepare, vai ser um subidão! O caminho é bem íngreme, o que vai indicar que estará na direção correta.

A pé: Subir andando pelo mesmo local dos carros ou subir parte do caminho pela trilha dos blocos, que se encontra do lado direito da calçada onde passam os carros depois de um pouco de subida íngreme.

Ao chegar à Sede da Guarda Municipal Ambiental, continue subindo até o próximo estacionamento, que já será na parte onde tem as duas rampas de voo livre.

parque-da-cidade-niterc3b3i-tripbruta-3.jpg

Com amigos, fica ainda melhor

O que fazer quando chegar lá em cima:

Existem várias opções, como fazer a trilha Tupinambás, que começa ao lado esquerdo da maior pista de voo livre; Trilha do Santo Inácio; Trilha dos Platôs; ou simplesmente apreciar a bela vista enquanto bate um papo com os amigos ou se diverte com as crianças.

Para quem quiser só passar o dia apreciando a paisagem, tem uma barraquinha de food truck, bebedouro com água geladíssima e banheiros. Estes últimos, divididos em masculino e feminino, ficam dentro de uma galeria que contém alguns mapas das trilhas do PARNIT e fotos de pássaros silvestres.

Além disso, aos finais de semana e feriados, o local fica lotado de praticantes de parapente e é possível agendar na hora aquele voo que você sempre quis fazer e nunca teve coragem. A sensação é indescritível e os profissionais são excelentes. Vale muito a pena!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s