Prizren no inverno

Prizren é uma das cidades kosovares que menos foi atingida pela guerra onde a sérvia foi a protagonista. E, sabendo disso e sabendo dos pequenos conflitos que ainda haviam na capital Pristina, resolvemos conhecer a “pacata” Prizren.

Em Skopje, capital da Macedônia, compramos um bilhete de ônibus que nos levaria até Prizren, no Kosovo. O dia já começou um pouco conturbado, visto que muitos taxistas tentavam nos convencer de que não haveria ônibus naquele dia e que o melhor e mais barato a se fazer, era ir até lá de táxi.

Não acreditamos e, quando o guichê finalmente abriu (bem depois da hora do papel, por sinal), conseguimos comprar nossas passagens. O ônibus saiu quase na hora, na plataforma que indicava no papel e não tinha como se perder.

Enquanto íamos eu e um amigo para Prizren, percebemos que o motorista e o cobrador de tickets fumavam dentro do ônibus sem parar (e isso lá é bem normal). Eles nos ofereceram cigarros e disseram que poderíamos escolher um novo lugar, porque o que compramos estava ocupado (pelo próprio cobrador). E foi até bom, que daí ficamos lá atrás tentando fugir do fedor insuportável de cigarro. Quase em vão, mas ainda bem que tínhamos tangerinas (ou restos delas, porque ajudou bastante).

A polícia de fronteira do Kosovo pareceu meio desconfiada quando viu nossos passaportes, mas carimbaram na entrada e na saída sem problemas. Achei que era por não estarem acostumados com a visita de brasileiros, já que nosso país ainda não reconhece o Kosovo como independente da Sérvia. E de todos os carimbos que tenho no passaporte, esse é o mais bonito.

Prizren TripBruta

Prizren toda branquinha e com as calçadas cheias de gelo

Depois de longas horas, chegamos a Prizren. Nos dias que estive a andar por lá, pude perceber o quanto as ruas do país são precárias e inundam com muita facilidade.  As ruas são muito esburacadas e algumas calçadas praticamente não existiam.

Os carros passam em três mãos, quase não existe sinalização e é um caos para conseguir atravessar a rua. Além disso, estas calçadas estavam com placas enormes de gelo, o que as tornavam muito escorregadias. E não vi nenhum sinal de que haviam usado sal grosso para pelo menos prevenir que a as pessoas levassem tombos, ainda mais os mais velhos.

Em resumo, ninguém tirava o gelo das calçadas, não varriam a rua e havia um nítido desnivelamento entre as calçadas. Resultado disso foi que levei alguns tombos, mesmo usando bota para neve. Era péssimo subir e descer escadas porque eram crostas enormes de gelo acumuladas.

Prizren TripBruta

O rio é lindo sem chuva, prometo hahah

Choveu bastante na primeira noite em Prizren e, pela manhã, a cidade estava completamente alagada, com a água ainda batendo na altura da canela. O rio que corta a cidade e que à tardinha era de um azul lindíssimo, agora estava barrento e pouco convidativo às fotos. Isso porque li que Prizren praticamente não sofreu com a guerra.

Além de toda essa bagunça pós-guerra, a cidade tem mesquitas bem bonitas e até uma fortaleza, onde é possível ver tudo do alto. E com certeza fica muito mais bonito sem tanto gelo e chuva.

20160105_151948.jpg

Tem até placa no meio da rua explicando o que fazer e onde ir

O que fazer em Prizren em dias de sol:

– Visitar a Fortaleza Kalaja

– Conhecer a Mesquita Simon Pasha

– Se encantar com o Museu Arqueológico

– Passar uma tarde no Marash Park

– Visitar a Igreja do Perpétuo Socorro

– Admirar a Igreja de São Jorge

– Ir ao Parque Nacional das Montanhas de Sharr (que não fica exatamente em Prizren, mas não é muito longe)

Sobre o hostel que ficamos já não tenho quase nada bom para dizer, mas posso contra indica-lo fortemente. O nome dele é Prizren City Hostel e ele foi escolhido por ser o de maior nota no site Hostelworld, mas deixou muito a desejar. Sinceramente, não sei mesmo de onde veio tal nota excelente, porque exceto o staff que era médio, o hostel em si era péssimo!

Mas não desanimem com o Kosovo, ele praticamente acabou de sair de uma guerra e está se recuperando aos pouquinhos. Quem sabe daqui uns 10 anos eu volte lá para ver o que fizeram com ele.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s