Os ursos de Freising

Freising - TripBruta

Dia típico na cidade de Freising

Frisinga, ou Freising, em alemão, é uma cidade localizada a 30km ao norte de Munique, na Bavaria. Por estar muito próxima ao aeroporto de Munique, boa parte dos moradores da pacata Freising trabalha lá. São apenas 10km de distância do aeroporto e ônibus que saem a cada 35 minutos.

Além disso, é em Freising que fica a cervejaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento, a Weihenstephan. Ela fica localizada dentro do complexo da Universidade Técnica de Munique, a TUM.

Foi aqui que Guilherme IV da Bavária ditou a Lei da Pureza alemã da cerveja, onde proibia-se que os cervejeiros adicionassem outros ingredientes que não fossem cevada, lúpulo e água na produção de cerveja. Devo dizer que a visita à fábrica é algo indispensável e que estudar na Universidade Técnica de Munique – TUM foi uma das melhores experiências que tive na vida.

Freising - TripBruta

Freising no inverno

Mas Freising não é só cerveja. Ela também é urso, cidade universitária e já foi uma das cidades mais importantes da Alemanha na antiguidade.

Conta a história que, por volta do ano 724, um bispo ordenou a um urso que levasse toda sua bagagem nas costas através dos Alpes depois desse urso ter matado seu animal de carga. E o urso assim o fez. Quando então chegaram a Freising, o urso (com uma cela carregando os pertencer do bispo) virou símbolo da cidade e está até estampado no escudo de armas.

Não importa para que lado de Fresing que você vá, encontrarás muitas estátuas de ursos pelo caminho, ainda mais se estiveres a passear pelo centro histórico. São mais de cem estátuas de ursos espalhadas pela cidade e mesmo mais de um ano depois morando em Freising, eu não consegui encontrar todos.

Freising - TripBruta

Família Urso no centro histórico de Freising

Cada urso tem um tema e você pode encontrá-lo caracterizado de mecânico, padeiro, confeiteira, gerente de banco, prefeito, urso queijeiro, farmacêutico, turismólogo, cervejeiro e até mesmo passeando pelo centro histórico com a família. Um dos que mais gosto é o urso que fica na entrada da Universidade Técnica de Munique – TUM, ele está dentro de um globo dando as boas vindas aos estudantes.

Ainda de acordo com a história, Fresing era para ter sido uma cidade mais importante e próspera atualmente do que Munique, mas o Duque Enrique, em 1158, no auge de seu orgulho, ordenou a destruição da ponte episcopal, onde havia um grande fluxo de mercadorias, próximo a Casa da Moeda e minas de sal, todas perto de Öberföhring.

Ele transferiu o fluxo de mercadorias e a localização da ponte para a parte alta de Öberföhring, na parte do rio Isar que dava para Munique, fazendo com Fresing perdesse sua importância econômica e comercial. Por conta disso, hoje Munique é o que é e Freising parece que parou no tempo.

Freising - TripBruta

Urso no globo na entrada da Universidade Técnica de Munique

Mas para mim não foi de todo ruim, pois podemos caminhar pelo centro histórico de Freising e admirar suas belas lojas e casas com uma arquitetura mais medieval. Além disso, é um lugar de paz, cheio de turistas somente no verão e com um ambiente muito agradável aos olhos.

O que fazer em Freising:

– Procurar os ursos de Freising e tirar foto com todos eles

– Assistir à missa na Dom de Freising

– Fazer um tour pela fábrica e loja de souvenir da Weihenstephan, que fica na subida em frente à Universidade

– Happy hour no Schneiders (Endereço: Vöttinger Straße)

– Caminhar às margens do rio Isar

– Caso vá a Fresing em setembro, não deixe de ir à Volksfest, ela ocorre sempre uma semana antes da Oktoberfest. Ela é o que posso chamar de “pré-Oktoberfest”!

Freising - TripBruta

Freising no outono

Como chegar:

Trem: Partindo da estação central de trem de Munique, a Hbf München, pegar algum RE (trem regional) com destino à Freising.

S-Bahn: A estação de S-Bahn, que é mais ou menos parecido com nosso metrô (porque na verdade metrô lá é U-Bahn), fica no subsolo da estação central de trem de Munique. Pegar o S-Bahn S1 e descer no ponto final, que é a estação de Freising. Mas atenção para o lado da plataforma, esteja certo de que o trem é Ostbahnhof – Freising e não o contrário.

Importante!

Vai visitar Freising e tirar foto com os ursos? Manda uma pra mim, vou adorar ver! O endereço de e-mail é: tripbruta@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s