Parque Natural Municipal Catacumba

Quer aproveitar um final de semana despreocupado na cidade do Rio de Janeiro com o mozão, amigos e/ou a família e não sabe como? Pois te apresento o Parque Natural Municipal Catacumba, ou para os mais íntimos, Parque da Catacumba!

O Parque da Catacumba é um unidade de conservação ambiental que fica às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aqui já foi uma favela, a favela da Catacumba, que começou a surgir nos anos 30 e foi inteiramente removida na década de 70, quando então começou a construção do parque e o reflorestamento com espécies da Mata Atlântica.

p_20180331_112034.jpg

Vista do lado esquerdo do deck

Aqui tem opções para todos os públicos, desde o calmo ao aventureiro. O Parque da Catacumba oferece lugares para caminhar e apreciar a natureza, atividades radicais para os pequenos e para os adultos e duas trilhas com vistas maravilhosas para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Na parte baixa do Parque, é possível apreciar diversas esculturas de artistas famosos, fazer piquenique, passear pelas praças e jardins. Além disso, no “térreo” do Parque tem atividade de tirolesa para as crianças pequenas. É bem baixinha e os instrutores estão de olho o tempo inteiro.

Parque da Catacumba TripBruta

Muro de escalada para as crianças

Logo mais acima, tem um ótimo local para caminhadas, muro de escalada para jovens e crianças e tirolesa e arvorismo para todas as idades. A empresa que presta esse serviço é privada e os valores são tabelados e informados em um quiosque na entrada do Parque da Catacumba. No geral, os preços das atividades variam de R$20 a R$130, dependendo da atividade ou pacote escolhido.

Para os trilheiros como eu, o Parque da Catacumba oferece duas vistas maravilhosas! Com mata densa e diversa, há uma trilha de uns 1400m, de nível fácil e sem obstáculos, que é circular, então não tem como se perder!

Ela dá acesso ao mirante do Sacopã e ao mirante do Urubu, ambos localizados no morro dos Cabritos. Nessa parte do Parque é possível apreciar a Lagoa Rodrigo de Freiras, o Jardim Botânico, a praia de Ipanema, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.

Parque da Catacumba TripBruta

Mirante do Urubu

No mirante do Urubu tem um deck onde é possível ter uma vista ainda mais bonita da Lagoa Rodrigo de Freitas (e fazer várias fotos). É dessa parte da trilha que também é feito rapel. Para quem se interessar nessa atividade, sugiro procurar a empresa Lagoa Aventuras, pois não sei os valores.

Importante! A trilha costuma estar relativamente cheia aos finais de semana, devido ao grande apelo turístico da região e muitos turistas são de outras partes do Brasil e do mundo. Então não se espante de ouvir espanhol a sua direita e francês à esquerda.

Parque da Catacumba TripBruta

Vista maravilhosa do mirante do Sacopã

Como chegar:

Carro: O endereço para quem prefere jogar no GPS é: Avenida Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. O ponto de referência é um posto de gasolina BR, que fica bem em frente ao Parque.

Metrô: Qualquer um que te deixe na estação Cantagalo, mas com essa opção você irá andar uns 20 minutos atpe chegar a entrada do Parque da Catacumba. É só passar oelo corte do Cantagalo e andar para a direita no sentido do Parque.

Ônibus: Dependendo de onde do Rio você venha, o ônibus vai te deixar praticamente em frente ao Parque ou do outro lado da pista, onde é só atravessar a passarela, que já vai te deixar ao lado da entrada do Parque. Prefira as linhas 436 e 461 que passam a cada 20 minutos e deixam bem próximo do Parque da Catacumba.

Curiosidade:

Leu até o final e ainda tá se perguntando por que raios o nome é Catacumba? Eu explico! Dizem, mas não há vestígios, que o nome “catacumba” é porque antes do parque e até mesmo antes da favela, aqui era um cemitério indígena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s