Praia de Balos, Creta

A praia de Balos é simplesmente a praia mais bonita e mais famosa de toda a ilha de Creta! A cor das águas varia de transparente e cristalino até um verde esmeralda, passando pelo azul turquesa. Não tem como não se apaixonar!

Localizada a noroeste da ilha de Creta, a praia atrai milhares de visitantes todos os anos, principalmente durante as férias de verão, onde toda a ilha está fervilhando de tantos turistas. Apesar disso, chegar à praia de Balos não é tão fácil assim, pois ela está localizada longe das principais cidades da ilha, perto da península de Gramvousa.

Balos beach (4)

Vista da lagos de Balos, onde foi formada uma piscina natural

Como chegar:

Existem duas opções para chegar até a praia de Balos, de carro ou de barco. Eu aconselharia um quadriciclo de acordo com o meu espírito aventureiro, se não tivesse sido uma péssima ideia, pois a estrada não é nada adequada.

Boa parte do caminho são com estradas relativamente largas, mas os últimos 8km são de estrada de terra e muito ruinzinhas de passar, além do que são pelo menos 50km de chão. Como eu estava hospedada em Chania, deu um total de 52km até o estacionamento (Balos Beach Parking).

Balos beach (3)

Imagine-se neste paraíso!

Carro:

Pois bem, supondo que vocês estejam indo de carro de Chania até a praia de Balos, é só jogar o nome do estacionamento acima no GPS e ir dirigindo até lá. Logo no início da estrada de terra, será cobrado o valor de 1€ por pessoa como taxa de preservação da praia e então é só seguir.

Depois de estacionar o carro, ainda haverá mais ou menos 1,5km de trilha ladeira abaixo para chegar à praia. O trecho é relativamente curto, bem íngreme, porém tranquilo. Ruim mesmo é ter que fazer o caminho de volta. Haha

Para quem tem dificuldade de locomoção, não aconselho ir, porque tem muita pedra e tem que tomar cuidado onde pisa. Levar crianças não tem nenhum problema, eu via aos montes enquanto descia toda animada.

Balos beach (6)

Vale muito mais a pena ver isto durante uma boa caminhada.

Tem também a opção de ir de Donkey taxi, mas como já disse nos post sobre Santorini, eu acho um pecado subir ou descer em cima do lombo de um burro que visivelmente mal recebe comida ou água e fica o dia todo no calor. Humanidade, me orgulhe! Não subam nos burros.

Dica: leve água e algo para comer. No caminho até a praia há ambulantes vendendo água, porém quando fui, não tinha nenhum serviço de vendas de alimentos ou bebidas na praia em si.

Balos beach (2)

Local onde o barco turístico atraca

Barco:

A outra maneira é ir até o porto de Kissamos, que fica a 40km de Chania e pegar um barco de turismo. Eu sei que falando assim parece melhor ir de carro, mas vai de cada um. Os dois passeios são sensacionais e se você puder, faça mesmo os dois. Há hotéis com pacotes para a praia de Balos, onde te buscam de carro na recepção e te levam até o porto de Kissamos e lá haverá um barco aguardando os turistas chegarem para zarpar.

Dele você poderá ver ainda melhor as maravilhosas areias esbranquiçadas de Balos e todas as tonalidades da praia mais bonita de toda a ilha de Creta. Também será possível ver a península de Gramvousa e, ao olhar para o topo, verá um castelo que fora construído pelos venezianos em 1579.

Suba até lá e me mande fotos, porque a vista é de tirar o fôlego!

 

Para mais informações: www.instagram.com/tripbruta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s