Curiosidades dos Estados do Brasil

Um estado. Uma curiosidade (ou um pouco mais, rs). Será que você conhece todas?

Amazônia

Região Norte

Acre: Foi um território adquirido da Bolívia pelo Brasil.

Amapá: Tem a única capital brasileira cortada pela linha do Equador.

Roraima: A pronúncia original do nome indígena é “Roraíma”, mas “Rorãima” e “Roráima” são totalmente aceitos.

Rondônia: Única capital brasileira que faz fronteira com outro país, no caso, Bolívia.

Amazonas: Lá se encontra uma das melhores escolas de guerra do mundo! Militares de vários países vão para lá treinar e muitos desistem antes da metade do treinamento.

Pará: Tem o terceiro maior município do mundo, Altamira, e a maior ilha fluviomarinha do mundo, que é a Ilha de Marajó.

Tocantins: A Praça dos Girassóis, que é a maior praça da América Latina, fica por aqui. Além disso, a capital do estado vai sediar os primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

Fernando de Noronha

Região Nordeste

Maranhão: É o único estado em que é necessário tomar vacina contra febre amarela para visitar qualquer uma das cidades ou praias.

Piauí: É onde tem o maior percentual de católicos do país.

Ceará: A Praia das Dunas abriga o maior parque aquático da América Latina! Além disso, tem um dos principais sítios arqueológicos do mundo, a Chapada do Araripe.

Rio Grande do Norte: São os maiores produtores de sal do país e tem o maior cajueiro do mundo. Além disso, só Natal, sozinha, possui a maior frota de buggys do planeta!

Pernambuco: Lugar da maior festa junina e do maior bloco de carnaval do mundo. Também é o lugar que possui mais baobás fora do continente africano (quem leu ‘O Pequeno Príncipe’ sabe)

Paraíba: Aqui fica a praia de Tambaba, que além de ser a primeira praia nudista do Brasil, sedia todos os anos um campeonato de surfe naturalista, onde todos os competidores surfam nus.

Sergipe: É o menor estado brasileiro e o melhor lugar do país para se dançar forró.

Alagoas: Famosíssima por ser o nosso caribe brasileiro.

Bahia: A antiga capital do Brasil é a maior produtora de cacau, feijão e mandioca do país, itens que não vivo sem. Também foi aqui que foi construído o primeiro elevador do Brasil e onde temos a maior baía do país, a Baía de Todos os Santos.

Pantanal

Região Centro Oeste

Mato Grosso: O nosso Pantanal mato-grossense é a maior planície inundável do planeta e tem uma biodiversidade aquática invejável.

Mato Grosso do Sul: Você já ouviu falar em uma sopa que é bolo? Lá em Campo Grande, a sopa paraguaia é um bolo salgado de milho.

Goiânia: É aqui que tem a maior feira livre e a maior estância hidrotermal do mundo. As águas brotam das fontes termais em temperaturas tão elevadas, que dependendo do lugar, você consegue cozinhar um ovo em 3 minutos.

Rio de Janeiro

Região Sudeste

São Paulo: O estado mais rico do Brasil é também o lugar que mais se consomem pizzas. São produzidas diariamente, cerca de 1 milhão delas!

Rio de Janeiro: Um dos lugares mais visitados do hemisfério sul, o Rio de Janeiro, é indescritível. Aqui também fica uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Cristo Redentor.

Espírito Santo: Por aqui, a capital Vitória está longe de ser a cidade mais populosa do estado. Ela perde para três outras cidades. Uma delas, Vila Velha, é onde fica a fábrica da Garoto.

Minas Gerais: O estado do melhor pão de queijo tem o maior número de cidades e abriga a menor delas, Santa Cruz de Minas. Além disso, a cidade com menor número de habitantes também fica por aqui.

Cataratas do Iguaçu

Região Sul

Paraná: Terra das cachoeiras gigantes, das Cataratas do Iguaçu e de um tanto de picos para poder trilhar e escalar. Curitiba também foi declarada como a cidade mais ambientalmente sustentável da América Latina.

Rio Grande do Sul: A praia do Cassino, em Rio Grande (quase morei lá) tem a maior faixa contínua de areia do planeta e em Gramado é onde ocorre todo ano o Natal Luz.

Santa Catarina: Meu estado favorito também é o último do nosso pack de curiosidades. Ele possui os melhores índices sociais do Brasil: mais alto índice de expectativa de vida; menor taxa de mortalidade infantil; menor índice de analfabetismo e menor desigualdade econômica.

Para mais fotos e informações, me segue lá no www.instagram.com/tripbruta 

Publicado por

Anne Schuler - TripBruta

Sou uma pessoa que ama viajar, escrever e conhecer novas culturas. Procuro sempre levar pouco na mala e muito no coração. Minha meta? Conhecer cada canto do mundo e, se possível, fora dele também.

2 comentários em “Curiosidades dos Estados do Brasil”

Deixe um comentário